Cabeamento: solução de problemas de falha do cabo da câmera de segurança

23/fev/2022
  • Por segseven
  • 0 Comentários

Esteja você mesmo instalando um novo sistema, solucionando problemas ou adicionando câmeras a um sistema de segurança existente ou, mais comumente, tendo um instalador de câmeras de segurança experiente instalado em um sistema, é importante saber sobre os diferentes tipos de cabeamento usados ​​em várias situações de instalação de câmeras de segurança.

Que tipo de cabeamento funciona com quais câmeras de segurança? O que causa perda de vídeo ou falha no cabo? É melhor saber a resposta a esta pergunta antes de experimentar uma falha de cabo, o que pode resultar em um tempo de inatividade significativo.

Tipos de cabos para câmeras de segurança

Se você estiver instalando um novo sistema de câmera de segurança, provavelmente você está olhando para câmeras de segurança IP . Esses sistemas de segurança modernos usam cabos Ethernet cat5e e podem enviar energia e dados para suas câmeras. Enquanto algumas câmeras IP requerem uma fonte de alimentação, muitas câmeras IP usam POE (power over ethernet) para enviar energia para cada uma de suas câmeras por meio do cabeamento cat5e. (* As câmeras IP usam cabeamento Cat 3, Cat 5, Cat 5e ou Cat 6. Quanto mais alta for a classificação Cat, mais rápida será a velocidade de transmissão e a largura de banda máxima. Cat 5e é atualmente o mais comum.)

Por outro lado, se você tem um sistema instalado há décadas e deseja adicionar câmeras adicionais à infraestrutura existente, pode se beneficiar de uma abordagem híbrida que incorpora componentes analógicos e digitais. Câmeras de segurança analógicas ou HD-TVI usam cabos siameses RG-59 para enviar energia e receber vídeo de suas câmeras de segurança. Para saber mais sobre sistemas de segurança híbridos, considere ler mais sobre HDCVI, uma opção econômica para atualizar o cabeamento analógico para incorporar câmeras de segurança IP .

Se você precisar comprar cabeamento, geralmente é melhor comprar a granel. Embora você tenha que adicionar suas próprias tomadas às duas extremidades do cabo, comprar cabos Ethernet em massa economizará dinheiro, durará mais e terá uma aparência mais profissional do que amarrar cabos pré-fabricados. Continue lendo para descobrir por que é melhor ter um técnico experiente para instalar suas câmeras.

Tipos comuns de falha de cabo devido à instalação inadequada

Conforme mencionado acima, a falha do cabo é uma das principais causas do tempo de inatividade das câmeras de segurança. Dependendo de quanto seu negócio depende dessas câmeras, isso pode ser caro por vários motivos, como perda de tempo e esforço, recursos e receita potencial, quando se as câmeras tivessem sido instaladas corretamente, isso não seria um problema.

Para escolher o cabo certo, considere como você vai usar o cabeamento. Os requisitos da aplicação podem incluir raio de curvatura, faixa de temperatura, resistência ao óleo, material da capa, estrutura do cabo, informações elétricas e certificações e aprovações.

Ao entender por que ocorre uma falha típica de cabo, você pode evitar comprar o cabeamento errado uma segunda vez. Abaixo estão alguns dos tipos mais comuns de falha de cabo a serem observados.

Perda de continuidade

Certos cabos são feitos para serem flexionados de maneira diferente. Se você comprou o tipo errado de cabeamento e depois torceu demais, os condutores de cobre podem se separar e quebrar. Isso causa uma perda de continuidade quando os condutores isolados são torcidos de maneira errada.

Para simplificar, se você sabe que vai dobrar e torcer muito o cabeamento de sua rede, é necessário planejá-lo e comprar o tipo adequado de cabo.

Danos de isolamento

Se o isolamento quebrar, a integridade de seus condutores pode ser comprometida. Isso normalmente é causado pelo cabeamento sendo colocado sob tensão constante por dobra, abrasão dentro da estrutura do cabo ou quebra do fio condutor.

Saca-rolhas

Esse tipo de falha de cabo é comum com cabeamento Ethernet pré-fabricado que foi conectado, em vez de fazer seu próprio cabeamento Ethernet com uma ferramenta de crimpagem modular e conectores RJ45.

O efeito saca-rolhas ocorre quando a torção é liberada devido à configuração, comprimento e / ou direção incorreta do cabo.

Jaqueta danificada

Semelhante à perda de continuidade e danos ao isolamento, mas isso se refere ao material externo. Tanto o PVC (low-end) quanto o polietileno linear de baixa densidade (LLDPE, high end) é o que hospeda todos os condutores do seu cabo Ethernet. A abrasão da capa ocorre quando a capa externa de um cabo desgasta a camada subjacente de condutores ou blindagem. Esse tipo de falha é comum ao usar cabos com soft jackets.

Também podem ocorrer danos às jaquetas dos cabos quando um cabo incha devido à exposição a óleos, produtos químicos ou calor que não foi projetado para suportar. A capa pode então rachar e se deteriorar até a blindagem do cabo.

Interferência eletromagnética

A suscetibilidade eletromagnética pode causar interferência no cabeamento e na câmera de segurança física. As câmeras de segurança vêm equipadas com uma blindagem que protege os sinais dos cabos do dispositivo de campos eletromagnéticos. Quando esta blindagem quebra devido a quebras, abrasões ou dobras contínuas, você pode ter perda de vídeo.

Outros tipos de danos que podem ocorrer ao cabeamento

Embora a seleção do cabeamento correto para sua aplicação de segurança seja de vital importância, ainda existem outros fatores que entram em jogo.

De animais à operação de entradas elétricas erradas, umidade e danos mecânicos – há muitas coisas que podem dar errado.

Animais

De ratos e camundongos a gatos e guaxinins, os animais têm um talento especial para roer fiação elétrica. A melhor maneira de evitar isso em primeiro lugar é envolver seus fios e cabos para garantir que roedores e pequenos animais não cheguem às partes mais importantes do seu cabeamento. Felizmente, geralmente os danos causados ​​por animais são restritos a pequenos espaços em seu cabeamento, então você geralmente não terá que substituir grandes porções de seu lance de cabo.

Equipamento errado

O cabo Ethernet e os cabos RG-59 são projetados para suportar uma certa faixa de entradas elétricas, portanto, se você conectar o tipo errado de equipamento a um cabo que não pode lidar com a entrada, podem ocorrer danos. Sempre certifique-se de usar o tipo certo de cabeamento para cada peça de equipamento em seu escritório ou prédio comercial.

Este é um dos melhores casos para consultar um profissional experiente que sabe o que está fazendo quando se trata de cabeamento e sistemas de segurança.

Umidade

Quando o CA sai e seu escritório fica mais quente e úmido, seu equipamento elétrico também está em risco. A umidade pode causar danos ao cabo se você não tiver escolhido o tipo certo de cabo ou se a área pela qual o cabo passa apresentar uma quantidade excessivamente alta de umidade. Se você tiver cabos externos que passam pelo solo, eles podem ser afetados pela água subterrânea.

Quando um cabo é exposto a muita água ou umidade, é suscetível a tensões elétricas nos isolamentos, causando rachaduras. Isso causa maior estresse no isolamento, o que pode fazer com que o cabo falhe.

Dano mecânico

Se alguém inexperiente ou não preocupado com a integridade do seu cabeamento estiver puxando, puxando ou até mesmo dobrando seus cabos de uma forma que não foi projetada para lidar, pode ocorrer perda de vídeo. Mesmo que não seja percebido imediatamente, esse tipo de dano ao cabeamento pode reduzir a eficácia (como ele funciona) do seu cabo e encurtar sua vida útil.

Atos de Deus

Às vezes, ocorre estresse em seu cabeamento que não pode ser evitado. Se um terremoto, furacão ou relâmpago causou danos ao cabo e perda de vídeo – às vezes, nenhuma preparação ou intervenção humana pode evitar danos ao cabo ou perda de vídeo.

Todos esses incidentes podem ter efeitos dramáticos nos sistemas de cabeamento, às vezes tornando-os inutilizáveis, dependendo da gravidade do evento climático.

Envelhecimento

Com o tempo, o cabeamento pode ficar velho e desgastado, o que significa que pode precisar ser substituído. No entanto, antes de começar a retirar todo o cabeamento, consulte um profissional qualificado, pois às vezes nem todo o cabeamento precisa ser substituído.

Resumo

O cabeamento geralmente fica oculto e geralmente não é algo que assistimos regularmente. É por isso que é tão importante selecionar o cabeamento adequado quanto monitorar quaisquer danos e falhas que possam ocorrer.

Manter o cabeamento longe do clima, de pragas e de umidade e calor só pode levar você até certo ponto – por isso é sempre melhor ter um profissional experiente por perto para dar conselhos antes de tomar qualquer decisão quando se trata de passar cabos para um sistema de segurança ou centro de dados.

Faça uma avaliação post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato

Precisa de Ajuda com a Segurança
da sua casa ou empresa?

X