O conceito de redes estruturadas é designado a redes de cabeamentos que suportam sistemas capazes de conduzir informações dentro de um edifício, assim como dados, voz, imagem e segurança.
Além de maior flexibilidade no manuseio dos dispositivos, o sistema de redes estruturadas maximiza a sua disponibilidade, fornece provas futuras referentes a sua usabilidade e performance.
O surgimento de redes estruturadas se deu com a busca pela padronização da infraestrutura instalada dentro de edifícios comerciais e residenciais, de modo independente às aplicações empregadas, que consiste em um sistema que integra vários meios de transmissão – cabos metálicos, fibra óptica e sem fio, por exemplo – e garante uma implantação modular da rede com capacidade de expansão programada.
A transição para redes convergentes faz com que seja mandatória a implementação de infraestruturas de rede local (LAN) e alargada (WAN), de modo a assegurar melhor qualidade de serviços nos variados tipos de tráfego.
O cabeamento estruturado, análogo ao sistema elétrico, proporciona ao usuário a utilização de diversos equipamentos simultaneamente, de forma simples e organizada.
Diante disso, você percebe o porquê da necessidade de sincronia entre as máquinas presentes em uma rede, para que não haja perda de nenhum dado no processo de comunicação.
Com base nesse objetivo, as redes estruturadas são constantemente utilizadas em empresas de médio a grande porte, principalmente, pelo fato de que possuem um número gigantesco de dados a serem sistematicamente compartilhados.