Cabeamento Estruturado de Rede

Cabeamento estruturado de rede

O conceito de redes estruturadas é designado a redes de cabeamentos que suportam sistemas capazes de conduzir informações dentro de um edifício, assim como dados, voz, imagem e segurança.

Além de maior flexibilidade no manuseio dos dispositivos, o sistema de redes estruturadas maximiza a sua disponibilidade, fornece provas futuras referentes a sua usabilidade e performance.

O surgimento de redes estruturadas se deu com a busca pela padronização da infraestrutura instalada dentro de edifícios comerciais e residenciais, de modo independente às aplicações empregadas, que consiste em um sistema que integra vários meios de transmissão – cabos metálicos, fibra óptica e sem fio, por exemplo – e garante uma implantação modular da rede com capacidade de expansão programada.

A transição para redes convergentes faz com que seja mandatória a implementação de infraestruturas de rede local (LAN) e alargada (WAN), de modo a assegurar melhor qualidade de serviços nos variados tipos de tráfego.

O cabeamento estruturado, análogo ao sistema elétrico, proporciona ao usuário a utilização de diversos equipamentos simultaneamente, de forma simples e organizada.

Diante disso, você percebe o porquê da necessidade de sincronia entre as máquinas presentes em uma rede, para que não haja perda de nenhum dado no processo de comunicação.

Com base nesse objetivo, as redes estruturadas são constantemente utilizadas em empresas de médio a grande porte, principalmente, pelo fato de que possuem um número gigantesco de dados a serem sistematicamente compartilhados.

Qual é a importância?

Vamos iniciar propondo um teste? Imagine o cenário: onde você visitando um datacenter, pertencente a uma empresa altamente conceituada, e quase tropeça em um cabo instalado no meio do caminho. No local, você vê outros cabos expostos também, a uma goteira e fios que atravessam as mesas do escritório.

Conseguiu adaptar esta situação para a vida real? Logicamente, que não! Em datacenters é praticamente impossível nos depararmos com isso, afinal, as grandes corporações fazem um planejamento de infraestrutura, tendo em vista o cumprimento de todas as normas técnicas (nacionais e internacionais) e o alto desempenho das máquinas.

Além disso, o cabeamento estruturado visa garantir que todo o projeto de infraestrutura seja plenamente capaz de operar por um período mínimo de 10 anos suportando, além dos processos, os servidores da rede local, a quantidade de switches, roteadores e sua extensão.

ANTES

DEPOIS

CABEAMENTO DE REDE ESTRUTURADO

O cabeamento estruturado é o modo padronizado de cabeamento para uma rede de computadores e outros dispositivos. O cabeamento de rede estruturado pode integrar sistemas diversos, como os de telefonia, internet, entre outros.

A organização do cabeamento em padrões compostos por profissionais especializados é importante para redes corporativas por garantir a segurança da integração entre dispositivos diversos e por oferecer contribuições para o desenvolvimento das atividades do empreendimento.

  • Aumento do potencial de adaptação da rede;
  • Redução de custos;
  • Praticidade para a implementação de mudanças na empresa.

AGILIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DA SEVENSEG

A empresa SegSeven realiza a instalação de cabeamento de rede estruturado e outros serviços relacionados a redes lógicas. Um dos diferenciais que a destacam no ramo é a sua oferta de prazos ágeis para a execução de seus serviços.

Contando com uma equipe com 20 colaboradores, a empresa apresenta flexibilidade para o cumprimento dos prazos para as empresas atendidas.

Facilidades de Utilização e Manutenção

Outro ponto que deve ser observado na implantação de uma rede de comunicação é a sua facilidade de utilização e de manutenção, tanto para os usuários quanto para seus administradores. A infraestrutura deve possuir um conjunto básico de componentes e ferramentas capazes de oferecer os serviços necessários com qualidade para seus usuários, mas também facilidades para viabilizar a adição de novos equipamentos e novas ferramentas de manutenção do sistema para seus administradores.

  • Maior segurança

    02

    utiliza normas e componentes padronizados. Os cabos são de padrão UTP categoria 5e ou superior.

  • Fácil gerenciamento e manutenção

    03

    por utilizarem uma estrutura física única, o acesso à manutenção é facilitado.

  • Cabeamento de rede
  • Cabeamento de rede DF
  • Cabeamento data center
  • Cabeamento de rede estruturado
  • Cabeamento estruturado de dados e voz
  • Cabeamento estruturado para data center
  • Empresa de cabeamento de internet
  • Empresa de cabeamento de Rede
  • Empresa de cabeamento de rede DF
  • Empresa de Cabeamento estruturado
  • Empresa de cabeamento estruturado DF
Entre em contato

Precisa de Ajuda com a Segurança
da sua casa ou empresa?

X